Inapós é vendida para grupo Árabe
A Faculdade Inapós, em Pouso Alegre tem novo dono. O grupo Clariens Educação, focado na área médica e controlado pela Mubadala Capital, uma subsidiária do fundo soberano de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, Mubadala Investment Company, comprou a unidade educacional. O valor da negociação é mantido em segredo. Mas informações obtidas pela imprensa especializada, são de que a venda girou em torno de aproximadamente R$ 130 milhões.
O presidente do grupo e diretores da Clariens Educação se reuniram na tarde desta terça-feira (29/10) com os alunos, para dizer que estavam assumindo a direção da Inapós. Os novos diretores afirmaram que irão fazer investimentos na faculdade, como a construção de um novo prédio para abrigar os alunos, tanto de medicina, quanto de odontologia. Segundo eles, o prédio onde funciona hoje as faculdades é pequeno. Nossa reportagem apurou que o novo prédio do grupo será construído na Avenida Dr. João Beraldo, próximo a rotatória da Duque de Caxias.
Os alunos aproveitaram para expor suas insatisfações com o andamento dos cursos. Os alunos de medicina reclamaram de não ter um hospital para fazer estágio. Os diretores tranquilizaram os alunos, afirmando que este problema será resolvido. Já os alunos de odontologia estão preocupados com o futuro do curso, já que o grupo investe em faculdades de medicina.
Demissões
O novo grupo já assumiu a direção da Inapós e, segundo informações obtidas pela imprensa, funcionários de alguns setores serão demitidos. O objetivo da nova administração é terceirizar diversos setores, como portaria, limpeza e contabilidade.
Grupo Clariens
O grupo Clariens Educação é dono das faculdades de medicina IMEPAC, de Itumbiara (GO); FTC, em Salvador (BA). As instituições oferecem cerca de 450 vagas por ano e contam com 2,8 mil alunos de medicina matriculados. Todos os anos, aproximadamente, 90 vagas são destinadas para alunos beneficiados pelo ProUni (programa de bolsas) e Fies (financiamento estudantil do governo federal). Além dos programas do governo federal, a nova diretoria da Inapós afirmou que eles trabalham com financiamento próprio, em que o aluno começa a pagar pelo curso depois que se forma.
Em nota encaminhada aos alunos, nesta quarta-feira (30/10), a nova diretoria afirma que, “apesar das mudanças, a Faculdade Inapós continuará sendo reconhecida por sua identidade única e por sua trajetória de sucesso. A marca, o corpo docente, o diploma e a qualidade do ensino serão preservados, garantindo a continuidade de um trabalho que já se consolidou no mercado”.
Inapós
O INAPÓS começou inicialmente como CEICO, com a oferta de cursos de aperfeiçoamento e, em 2006, foi credenciado a ministrar cursos de Pós Graduação Lato Sensu. No ano de 2009 a instituição foi credenciada como Instituição de Ensino Superior pelo Ministério da Educação (MEC), nascendo então o Instituto Nacional de Ensino Superior e Pós-Graduação Padre Gervásio, o INAPÓS. Também em 2009 foi autorizado pelo MEC o curso de graduação em Odontologia.
Em 2016, o INAPÓS recebeu também do MEC autorização para o curso de Biomedicina, que foi extinto. Em 2022, o Inapós é autorizado a implantar o curso de medicina. Em 2023, o INAPÓS recebe mais uma autorização significativa, a oferta do curso de Enfermagem, que não foi implantado.
Veja a nota na íntegra:
Prezado(a) aluno(a),
A partir do dia 31/10/2024, iniciaremos uma nova fase para nossa instituição de ensino: a Faculdade Inapós passará a fazer parte das Faculdades Zarns. As Faculdades Zarns possuem projeção nacional e contam com duas instituições: uma em Salvador/BA e outra em Itumbiara/GO e são controladas pela Clariens Educação. Nessa nova fase, o grupo trará para Faculdade Inapós maior capacidade de investimentos, evolução na qualidade acadêmica e uma formação de excelência.
As Faculdades Zarns possuem duplo conceito máximo de excelência pelo MEC, sendo nota máxima no curso de Medicina e na Instituição. Ambas as instituições possuem convênios com os principais hospitais para prática do internato, parcerias internacionais, estruturas dedicadas ao ensino médico com tecnologia de ponta, corpo docente formado em sua maioria por mestres e doutores e forte incentivo à pesquisa. As Faculdades Zarns também são sítios oficiais de treinamento autorizados pela American Heart School.
Com informações do Portal Matéria1