Andradas sedia 1º Festival Gastronômico Cozinhas de Minas com vasta programação cultural e pratos típicos mineiros

Festival reúne muita gastronomia, arte e música entre os dias 15 a 17 de novembro, na praça central de Andradas. A entrada é franca!

Entre os dias 15 e 17 de novembro, o município de Andradas, no Sul de Minas, sediará o 1º Festival Gastronômico Cozinhas de Minas. A intenção é celebrar a Cozinha Mineira, que recentemente se tornou patrimônio cultural do Estado, com uma ampla programação cultural, artística e gastronômica. O evento terá entrada franca e acontecerá na Praça Dr. Alcides Mosconi.

O festival é realizado pelo Circuito Turístico Caminhos Gerais e o Governo do Estado de Minas Gerais, com patrocínio da Gasmig, por intermédio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. A Prefeitura de Andradas e a Frente da Gastronomia Mineira são parceiras do evento, que ainda tem produção de Ame Cultura.

Um dos principais pontos do festival será o Espaço Cozinha Show Gasmig, um ambiente montado para apresentação de nove chefs que vão elaborar pratos de acordo com especificação da curadoria. Serão três pratos por dia, além de conversas gastronômicas e oportunidade de produtores locais apresentarem seus produtos com degustação, sem custo para os participantes. Serão chefs de Andradas, cidades da região, da capital Belo Horizonte e de Tiradentes.

“O Festival Cozinhas de Minas foi pensando para ser um evento de valorização da nossa cultura alimentar, que hoje é uma grande referência para o Brasil e ser um evento gerador de fluxo turístico para Andradas e nossa região” , cita Rafael Huhn, coordenador da Frente da Gastronomia Mineira – Regional Sul.

No Espaço Artístico Cultural (palco), serão três apresentações musicais regionais por dia e uma atração musical de renome estadual no sábado. Uma grande praça de alimentação será montada com 13 expositores, 10 tendas e três Kombis de cervejas artesanais.

Haverá ainda o espaço infantil, com brinquedos infláveis e apresentações culturais para as crianças, gratuitamente. O evento contará também com intervenções artísticas circenses Vó Nézia, na sexta-feira às 20h, sábado às 19h e domingo às 16h.

O Espaço Área de Exposição será composto por 30 expositores de produtos gastronômicos e artesanais, selecionados entre as cidades pertencentes ao Circuito Caminhos Gerais e Frente da Gastronomia Mineira. São produtos ligados à cadeia turística, como doces, cachaças, vinhos, geleias, azeites, bolachinhas, entre muitos outros.

“A cozinha mineira é o principal fator de atração de turistas para Minas Gerais, além de ser o que mais nos identifica enquanto mineiros. O Festival Cozinhas de Minas nasce com esta missão: celebrar nosso patrimônio alimentar e gerar emprego e renda para a região. Preparamos com todo o carinho uma programação completa pra toda a família e esperamos todos em Andradas. Vida longa ao Festival Cozinhas de Minas!” , enfatiza Platinny Dias, presidente da IGR Caminhos Gerais.

“A realização do Festival Gastronômico Cozinhas de Minas é a culminância de várias ações que a nossa gestão realizou nos últimos três anos, visando fortalecer a atividade turística em Andradas. É muito importante esse envolvimento de 12 municípios da nossa região, liderados pelo Circuito Turístico Caminhos Gerais, uma vez que fortalece e muito o desenvolvimento do Turismo local e regional, evidenciando as peculiaridades de cada localidade” , destaca a Prefeita de Andradas, Margot Pioli.

Confira a programação musical:

SEXTA (15/11)
13h30 – 15h30: Dj Lucca
15h30 – 17h: Rômulo Constantino
17h30 – 19h: Gilmar França
20h30 – 22h: Anderson Martins
22h – 00h: Luis e Galeno

SÁBADO (16/11)
14h30 – 16h: Thiago Zu & Banda
16h – 19h: Maskavo
20h – 22h: DJ Lucca
22h – 00h: Maskavo

DOMINGO (17/11)
15h30 – 17h: Chicken Rocket
17h30 – 19h: DasMatas & Tartarini
20h – 20h30: Dj Lucca
20h30 – 22h: Setemarez

Confira a programação da Cozinha Show Gasmig:

SEXTA (15/11)
14h: Chef Abigail Ribeiro (Andradas/MG) – Virado de Frango
16h: Chef Lilian Freitas (Belo Horizonte/MG) – Arroz com Suã Mineiro
20h: Chef Afonso Bicalho (Belo Horizonte/MG) – Paella Mineira

SÁBADO (16/11)
14h: Conversa Gastronômica “Características Sensoriais e Harmonização de Cervejas Gonçalves”, com Fernanda Gonçalves (Poços de Caldas/MG), Semmelier de Cervejas formada pelo Instituto de Cervejas do Brasil e Sócia da Cervejaria Gonçalves, fábrica de cervejas artesanais há 8 anos no mercado mineiro.
15h: Chef Caroline Moraes (Paraguaçu/MG) – Panqueca de Frango com Marolo
17h: Conversa Gastronômica “Pioneirismo e Inovação: Do Cristal ao Chocolate – Uma experiência Multissensorial em Novas Descobertas de Sabor”, com Chef Stella Campos (Poços de Caldas/MG), da Chocolatier da Lascaux – Chocolates Rústicos – e sommelier de Chás & Tea Blender
18h: Chef Matheus Ramalho (Andradas/MG) – Raclette do Seberano
19h: Conversa Gastronômica “Cachaça: História, Gastronomia e Turismo em Minas Gerais”, com Julio César Benjamim, técnico em Agropecuária, proprietário do Alambique Estação de Cana (Monte Belo/MG) e especialista em produção de cachaça, Esalq, Invbev, Cachaças Nobres, LABM, entre outros, para entender do processo e trazer um produto em excelência e inovação.
20h: Chef Fernanda Fonseca (Tiradentes/MG) – Frango a Moda da Cozinheira do Restaurante Padre Toledo

DOMINGO (17/11)
15h: Chef Highlander Castro (Delfim Moreira/MG) – Risotto de Pinhão à Mantiqueira com Ragu de Truta
17h: Conversa Gastronômica “Azeites Especiais de Andradas”, com Elisa Graçon Fochi e Paula Trevisan (Andradas/MG), Azeite Origem Trevisan, de Andradas
18h: Chef Pastaia Caroline Bitencourt (Silvianópolis/MG) – Fettuccine de Couve com Ragu de Linguiça Caipira
19h: Conversa Gastronômica “Andradas, Terra do Vinho de Minas Gerais”, com José Procópio Stella, da Vinícola Stella Valentino de Andradas/MG, e Carlos Geraldo Marcon, da Vinícola Casa Geraldo, de Andradas/MG.
20h: Chef Jamile Botrel Massahud (Lavras/MG) – Petisco de Porco com Cachaça Mineira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *