Clia Pouso Alegre se transfere para nova sede com investimento de cerca de R$ 200 milhões
O Centro Logístico Industrial Aduaneiro (Clia) está de mudança para sua nova sede, em um projeto com investimentos de aproximadamente R$ 200 milhões, que promete impulsionar os resultados do recinto alfandegado e as importações e exportações do Estado.
O empreendimento será transferido para um terreno de 475 mil metros quadrados (m²), com cerca de 208 mil m² de área construída – em torno de 42 mil m² de galpões já estão prontos ou em fase final de construção, enquanto o restante deverá ser erguido dentro de três anos. A planta se locaaliza no bairro da Limeira, com acesso exclusivo pela Fernão Dias (próximo a nova Biolab).
A previsão é que o recinto alfandegado se desloque do espaço onde opera hoje, com 28 mil m², sendo 4,5 mil m² de construções, para o novo local, no primeiro trimestre de 2025.
Após transferir as operações, o empreendimento pretende receber a instalação de indústrias e centros de pesquisa e desenvolvimento (P&D). Ter fábricas produzindo e instituições voltadas para inovação operando em área alfandegada, podendo usufruir de isenção de impostos, é uma tendência mundial, segundo o sócio-fundador do Clia, David Maciel Filho.
Extensão do Porto do Rio de Janeiro
No ano passado, Maciel Filho negociou 60% do Clia para a ICTSI Americas B.V. A empresa é subsidiária da International Container Terminal Services, Inc. (ICTSI), a maior operadora portuária independente do mundo, proprietária do terminal Tecon Suape, no Porto de Suape, em Pernambuco, e o Rio Brasil Terminal, no Porto do Rio de Janeiro.
O executivo diz que a ICTSI tem um projeto chamado “Corredor Mar de Minas”, em que o centro logístico industrial aduaneiro se torna uma extensão do porto fluminense. A maior armadora do mundo, a Cosco Shipping também faz parte do plano, como parceira.
Espécie de porto seco, o centro logístico e industrial aduaneiro tem, no momento, 286 clientes ativos, de tamanhos e segmentos variados. O empreendimento atende, por exemplo, a indústria farmacêutica, forte em Pouso Alegre, o polo de eletroeletrônicos de Santa Rita do Sapucaí, e praticamente 60% das empresas de Extrema, potência em diversas atividades.
Maciel Filho ressalta que o empreendimento está a 270 quilômetros (km) do Porto de Santos, contudo, o cliente percorre o dobro da distância. Ele explica que o importador traz o contêiner cheio, faz o desembaraço e depois o devolve na instalação portuária paulista, enquanto o exportador tem que trazer o contêiner vazio, enchê-lo e levá-lo para o embarque.
Com o Corredor Mar de Minas, o Clia também poderá oferecer aos clientes a rota para o Rio de Janeiro. O projeto inclui um depot no local, uma área para armazenagem de contêineres de carga vazios que aguardam a próxima movimentação, ou seja, quem importa terá a possibilidade de deixar o contêiner vazio em Pouso Alegre e quem exporta conseguirá usar o contêiner vazio para carregá-lo. “Você reduz a logística pela metade”, destaca.
O porto fluminense fica a 380 km do centro logístico e industrial aduaneiro, ou seja, está mais distante do que o de Santos, o que, na teoria, indica um custo maior aos clientes, mas, na realidade, o resultado é o oposto. Com o depot, além de diminuir a logística, as empresas evitam gastos com demurrage – indenização por atraso na entrega de contêiner ao armador.
Redução de custos com frete rodoviário
O Corredor Mar de Minas também consegue diminuir os custos dos importadores com frete rodoviário. Isso porque a ICTSI tem participação em modais ferroviários e a carga pode ser conduzida até certo ponto por ferrovia e seguir o restante do trajeto por rodovia.
“Ferrovia é muito mais barato, porque não tem roubo, é difícil ter um tombamento e acidente”, destaca o sócio-fundador do Clia Pouso Alegre. “E depois o cliente ainda pode deixar o contêiner aqui, não precisa devolvê-lo vazio (no porto)”, reitera.
Conforme Maciel Filho, o empreendimento fez pilotos que mostraram a viabilidade do projeto e agora aguarda a transferência das operações para a nova sede para dar continuidade, visto que na área atual não há espaço para colocar o plano em prática.
Com informações do Diário do Comércio
Veja neste video o projeto do novo empreendimento:
https://www.youtube.com/watch?v=QCYsccD6K3Q
Veja a localização da nova Clia: