Três pessoas e um cachorro são atacados por enxame de abelhas em Santa Rita do Sapucaí
Pelo menos três pessoas e um cachorro foram atacados por um enxame de abelhas na rua José Palma Rennó, no centro de Santa Rita do Sapucaí (MG), na tarde de terça-feira (28).
As vítimas – uma mulher e dois agentes da Defesa Civil – passaram pelo pronto atendimento e já foram liberadas. O cachorro foi levado ao veterinário e também já está em casa.

De acordo com informações da Defesa Civil, uma moradora da rua fez um chamado dizendo que estava presa com os cinco filhos porque havia um enxame de abelhas dentro da casa dela. Um jardineiro que trabalhava na casa vizinha atingiu acidentalmente uma colmeia, deixando as abelhas nervosas e atacando todos que estavam nas proximidades. Ao chegar no local, os agentes também foram atacados pelos insetos e dois deles tiveram várias picadas.
A Defesa Civil isolou a rua e orientou os moradores a não saírem de suas casas até que os insetos se acalmassem, o que demorou cerca de uma hora.
A colmeia será retirada na noite desta terça-feira (29), com a ajuda de um apicultor.
O que fazer ao encontrar um enxame
- Caso visualize um enxame de abelhas no quintal ou mesmo na rua, jamais tente fazer a remoção por conta própria. Se afaste e ligue imediatamente para o Corpo de Bombeiros ou para a Defesa Civil;
- tenha atenção redobrada com as crianças e os idosos: oriente seus filhos para que não brinquem perto do enxame e não joguem nenhum objeto nas abelhas;
- afaste os animais domésticos do enxame. Qualquer barulho que eles façam poderá irritá-las e desencadear um ataque;
- Se o enxame de abelhas estiver em deslocamento, abaixe-se e, se perceber que será atacado, corra, preferencialmente em ziguezague;
- mantenha a calma e lembre-se: as abelhas têm o instinto natural de defender as colmeias, e certamente irão atacar caso identifiquem alguma ameaça.
Fotos: Defesa Civil/Divulgação