Homem acusado de matar companheira a facadas é condenado a 16 anos de prisão em Santa Rita do Sapucaí

João Wenceslau Cândido, de 76 anos, foi condenado nesta quarta-feira (26) a 16 anos e 4 meses de prisão em regime fechado pelo homicídio de Cleide Maria Gomes, de 54 anos. O crime ocorreu em julho de 2019, quando a vítima foi morta a facadas enquanto ia para o trabalho. Câmeras de segurança registraram parte da ação.

Segundo informações do Fórum de Santa Rita do Sapucaí, durante o julgamento, também foi decretada a prisão preventiva do acusado. O juiz Helio Walter de Araújo Júnior negou um pedido de habeas corpus apresentado pela defesa.

O acusado havia sido condenado anteriormente a quatro anos de prisão em outubro de 2021, mas o julgamento foi anulado após recurso da acusação. Ele chegou a cumprir dois anos de pena antes de obter liberdade provisória. Em junho de 2023, foi submetido a um novo julgamento e recebeu a pena de 16 anos e quatro meses por homicídio qualificado, com recurso que dificultou a defesa da vítima. A defesa recorreu novamente, alegando que houve referências indevidas ao primeiro julgamento.

O advogado de defesa, Valdomiro Vieira, afirmou que “a defesa sempre buscou a aplicação rigorosa dos procedimentos legais do Tribunal do Júri, com observância ao princípio da plenitude de defesa, que é garantia constitucional. A defesa confia em um julgamento justo”.

O crime

O homicídio aconteceu na madrugada de 30 de outubro de 2019, no bairro São Roque. Na época, João e Cleide estavam juntos há oito anos. Durante uma discussão enquanto levava a namorada para o trabalho, o pedreiro aposentado pegou uma faca e desferiu vários golpes na vítima, que caiu na rua. Militares da Polícia Militar atenderam a ocorrência e encontraram Cleide já sem vida.

De acordo com o capitão da Polícia Militar, Gustavo Queiroz Barbosa Cavalcante, o crime teria sido motivado por uma discussão passional relacionada a ciúmes.

Após o crime, o acusado fugiu de carro para a zona rural e tentou suicídio às margens da BR-459. Ele foi socorrido pelo Samu e encaminhado ao Hospital Escola de Itajubá antes de ser preso em flagrante. A faca utilizada no crime foi apreendida pela polícia.

A condenação de João Wenceslau Cândido reforça a importância do combate à violência contra a mulher e da justiça para vítimas de feminicídio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *