Mineiro que está há um mês em Israel relata tensão após ataque do Hamas: ‘Vontade de estar perto da minha família’
Jonas Rafael Carvalho Xavier tem 25 anos e é de São Loureço (MG). Ele compartilhou os momentos de pânico nas suas redes sociais.
O sul-mineiro de São Lourenço (MG) Jonas Rafael Carvalho Xavier, de 25 anos, compartilhou em suas redes sociais relatos sobre o ataque do grupo Hamas em Israel. Segundo a família, o jovem está há um mês no país.
O grupo extremista islâmico armado Hamas bombardeou Israel neste sábado (7) em um ataque surpresa considerado um dos maiores sofridos pelo país nos últimos anos. Os ataques aconteceram principalmente na parte sul do país.
Segundo a imprensa internacional, os serviços de emergência já confirmaram que ao menos 432 pessoas morreram, sendo 200 em Israel e 232 na Faixa de Gaza — essas últimas tendo sido mortas na retaliação israelense.
Nas redes sociais, o mineiro de São Lourenço (MG) contou como foram as primeiras horas após o ataque. Jonas conseguiu se abrigar em um prédio antibomba e está bem.
“Hoje foi um dia muito difícil. A gente acordou sobre os ataques do grupo terrorista do Hamas. Seis horas da manhã, a família aqui da casa onde eu estou hospedado bateram aqui na minha porta. Foi uma loucura, gente. Eu acordei assustado, barulho de sirene tocando muito alto, várias sirenes”, compartilhou.
“É tudo muito tenso, tudo muito rápido, e ver essa situação toda, todo mundo assustado, isso acontecendo, nunca vivenciei, é a primeira vez que eu tô passando por isso. É de verdade, é uma loucura”.
“Que vontade de estar perto da minha família, da minha mãe, de dar um nos meus amigos, nas minhas irmãs, de estar do lado das pessoas que eu amo. Então, sintam-se abraçadas. É muito doido, quando você é colocado obrigatoriamente do lado da possibilidade da morte. Como a gente valoriza a vida nesse momento”, disse Jonas em uma de suas postagens.
A família informou que o jovem escreveu uma carta para a embaixada brasileira em Israel comunicando sua presença na área de risco.
Guerra declarada
Em resposta aos ataques, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, disse que seu país está em estado de guerra. O premiê lançou a operação “Espadas de Ferro” e convocou uma reunião de emergência com autoridades de segurança. O país convocou uma grande quantidade de reservistas.
‘Israel já tá contra-atacando, já tá atacando a parte de Gaza, tá atacando o grupo Hamas. Tô em choque, tô em choque de verdade de ser acordado dessa maneira, eu achei que tava sonhando, e não. Muitos mortos aqui, o país tá numa situação de tristeza, de susto, de dor. A gente tenta aqui ser o mais forte possível”, falou Jonas.
Fonte: G1 Sul de Minas