Prefeitura premia escolas em projeto ambiental
A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), entregou na tarde desta terça-feira (5), computadores e notebook para três escolas municipais que venceram o concurso ambiental concentrado nos princípios dos 5R’s (Repensar, Recusar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar).
O projeto, promovido pela SME, envolveu os estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental e foi realizado ao longo do ano de 2023, com a coordenação do Departamento Pedagógico e a liderança dos professores de Geografia e Ciências das escolas.
“Quando colocamos a proposta para as nossas escolas, prontamente todos aderiram, e os alunos não apenas identificaram e abordaram diretamente os problemas ambientais em suas comunidades, mas também desenvolveram recursos didáticos, estratégias de reciclagem e reuso de materiais, apresentações culturais, e outras atividades voltadas para a promoção de práticas sustentáveis. Essas ações visaram não apenas à sensibilização ambiental, mas também ao desenvolvimento de habilidades e competências essenciais para o desenvolvimento integral dos estudantes. Todos os nossos alunos e profissionais da rede municipal estão de parabéns”, explica a Secretária de Educação, Suelene Marcondes.
Após a implementação, os resultados foram avaliados, destacando as propostas mais eficazes. Como reconhecimento pelo êxito, as Escolas Anita Faria (1ª colocada), Jandyra Tosta (2ª colocada) e Isabel Coutinho (3ª colocada), foram as premiadas.
“Quando chegou a proposta para nós foi um motivo de muita alegria, pois já vínhamos trabalhando internamente as buscas por melhorias para o meio ambiente. O projeto somou o nosso trabalho e toda escola se mobilizou. Na cozinha, começamos a contar o desperdício da merenda escolar; na limpeza, passamos a analisar quais salas ficavam mais limpas e a quantidade de papel descartado; mobilizamos as famílias para o descarte adequado do lixo e fizemos parceria para o lixo eletrônico”, pontua a Diretora da Escola Municipal Anita Faria Amaral, Débora Cunha da Silva.
“Este foi um primeiro passo de uma jornada que se pretende permanente. A proposta foi iniciada neste ano, mas será continuada, prezando boas práticas e o desenvolvimento da cidadania nos estudantes da rede municipal”, destaca o Prefeito Cel Dimas.
Fonte: PMPA