Alunos da Escola Municipal Vasconcelos Costa desenvolvem repelente natural contra o Aedes aegypti
A Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, está empenhada em preparar cada aluno para um futuro promissor, oferecendo uma educação dinâmica e inovadora. Em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), são desenvolvidos projetos que visam não apenas ao ensino de empreendedorismo.
Essa iniciativa traz inúmeros benefícios tanto para os profissionais da educação quanto para os alunos da Rede de Ensino Municipal. Os professores recebem capacitação mediante treinamentos oferecidos pelo SEBRAE, repassando esse conhecimento aos alunos da educação integral. Eles são incentivados a criar projetos e produtos que possam ser comercializados, focando não apenas na produção, mas também na resolução de problemas da comunidade.
A Coordenadora do período integral, Anne Freire Rodrigues, destaca que “a ideia do repelente produzido pelas crianças surgiu a partir de um curso que nós fizemos em conjunto com o SEBRAE e essa ideia nos trouxe a possibilidade de desenvolver diversas habilidades com as crianças, além da veia empreendedora. Trabalhamos a propaganda na área de português, sistema monetário em matemática e também empreendedorismo, momento em que eles fizeram uma tabela de custos e agora eles irão produzir um modelo de negócios a partir do modelo Canvas. Esse projeto também trouxe toda a conscientização necessária sobre a dengue”.
As oficinas são destinadas aos alunos do 3º ao 5º ano, com idades entre 9 e 11 anos, da Educação Integral da Rede Municipal. Na Escola Municipal Vasconcelos Costa, localizada na Av. Maria Machado, R. Pedro Chiarini, 255 – Bella Italia, os alunos desenvolveram um repelente natural denominado “Xô Mosquito”, com o apoio dos professores.
A criação do repelente conta com cravo da índia, álcool 70 e óleo de amêndoa, e a ideia surgiu após um estudo sobre o mosquito Aedes aegypti e a conscientização sobre os problemas que ele causa. Os alunos, preocupados em contribuir para a solução desse problema na comunidade, decidiram criar repelentes naturais para uso próprio e também para venda, promovendo, assim, o empreendedorismo e oferecendo um produto que beneficie toda a população.
“O SEBRAE tem esse programa de educação empreendedora nas escolas, e, em Pouso Alegre temos esse projeto em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, em específico com as escolas de Educação Integral, onde nós capacitamos os professores no nosso curso “Jovem Empreendedor: Primeiros Passos” e evoluímos para algumas oficinas esse ano. O projeto traz metodologias para que os profissionais repliquem em salas de aulas e criem projetos que incentivem os alunos a desenvolver soluções e a ter uma visão empreendedora. O projeto almeja tanto formar empreendedores que possam assumir posições de destaque nas empresas que trabalharão no futuro”, ressalta o Analista do SEBRAE Minas, Anderson Faria.
Com muito entusiasmo, os alunos deram o nome de “Xô Mosquito” ao repelente e o promoveram de forma criativa, inclusive interpretando a música “Xô Dengue”, de autoria do “Tio Welder Miranda”, que auxilia no ensino lúdico desse assunto. Essa iniciativa exemplar não apenas promove uma maior qualidade de ensino, mas também prepara os alunos para um futuro ainda mais promissor, enquanto a gestão municipal continua empenhada em implementar mais projetos favoráveis como este.
Fonte: Redação JD