Padre Mário Zappa morre aos 91 anos em Pouso Alegre, MG
Morreu nesta quarta-feira (22) em Pouso Alegre (MG) o Padre Mário Zappa, de 91 anos, fundador da Comunidade de Ação Pastoral. Segundo a Arquidiocese de Pouso Alegre, ele faleceu às 14h20 no Hospital Regional. A causa da morte não foi informada.
Conforme informações da Câmara Municipal, Padre Mário Zappa foi uma personalidade importante na vida de milhares de famílias de Pouso Alegre, atuante nas causas sociais, na promoção da saúde e educação e exemplo de amor ao próximo.
Padre Mário Zappa nasceu em Milão na Itália em 30 de setembro de 1932. A ordenação presbiteral do religioso aconteceu em 28 de junho de 1959.
Na década de 70, Padre Mário, então com 41 anos, decidiu que era o momento de deixar a Itália para uma nova missão, cuidar de crianças órfãs em outro país. O superior do religioso sugeriu que ele se mudasse para o Brasil e cuidasse de meninos abandonados.
Em 29 de maio de 1978, Padre Mário Zappa fundou a Comunidade de Ação Pastoral em Pouso Alegre. A primeira sede funcionou no Movimento de Promoção Humana, no bairro São João, local que abrigava creche e orfanato.
Logo depois, a instituição foi transferida para o Sítio Vargem do Barco que era localizado na Rodovia Fernão Dias. Devido à distância com o centro da cidade, onde 48 meninos atendidos pela entidade estudavam, a comunidade mudou-se para o bairro São Cristóvão.
Em 45 anos de fundação, a Comunidade de Ação Pastoral conta com ambulatório, projetos sociais, berçários, creche e o Centro Educacional Reis Magos, que atende alunos desde a educação infantil até os ensinos Fundamental I e II.
A Câmara Municipal e a Arquidiocese de Pouso Alegre lamentaram a morte pelas redes sociais.