Diretora da Escola do Legislativo participa de roda de conversa sobre racismo na Escola Sesi-Senai
A diretora da Escola do Legislativo da Câmara de Vereadores de Pouso Alegre, Emanuela Barretto, foi convidada para uma roda de conversa sobre racismo com estudantes do ensino fundamental II e do ensino médio da Escola Sesi-Senai.
O tema tem sido trabalhado com os alunos por meio de diversos materiais, entre eles o Estatuto da Igualdade Racial em Miúdos que aborda conceitos e mostra que o Brasil é um país multicolorido em raças e crenças.
“É uma grande honra participar dessa atividade falando sobre racismo. Nós chegamos num ponto em que não podemos mais aceitar uma sociedade com atitudes racistas. Esses encontros com os alunos são importantes para trazer uma reflexão, especialmente a respeito de atitudes antirracistas”, enfatizou a diretora da Escola do Legislativo Emanuela Barretto.
Durante o bate-papo, os estudantes demonstraram grande interesse em contribuir na construção de uma sociedade igualitária e livre do racismo.
Maria Fernanda de Cássia da Costa Faria, aluna do ensino médio, participou das atividades. A estudante é negra e disse já ter sofrido preconceito racial.
“Foi importante que alguém do meu ciclo social, no caso a escola, retratar o racismo. Foi importante para alavancar a autoestima, mostrar que traços negros não são feios”, ressaltou a jovem.
O professor de História da Escola Sesi-Senai, Paulo Rogério Pereira, destacou que é papel da escola conscientizar os alunos e combater o preconceito racial.
O Estatuto da Igualdade Racial em Miúdos, um dos materiais utilizados pelos estudantes do Sesi-Senai, é uma obra de Madu Macedo, por meio de uma parceria entre Câmara Municipal de Pouso Alegre, Senado Federal e Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (ABEL).
Fonte: CMPA