Cemig entrega mais uma subestação de energia no Sul de Minas
Nova subestação instalada em Guapé acrescenta 15 MVA ao sistema elétrico da região
Com investimento de R$ 29 milhões da Cemig, o Sul de Minas recebe mais uma subestação de energia (SE), que vai reforçar o sistema elétrico da região. A nova SE Guapé 2 proporciona uma oferta adicional de 15 MVA ao sistema e vai beneficiar diretamente os municípios de Guapé e Ilicínea, além de contribuir para o alívio da carga e melhoria do fornecimento em Boa Esperança, fomentando a geração de emprego e renda.
O Gerente de Expansão e Manutenção da Alta Tensão da Distribuição Leste, Ramon Cavalini Furiati, destaca que esse investimento tem alta relevância para o município e para a região, pois otimiza significativamente os níveis de tensão e possibilita novos empreendimentos, garantindo a qualidade do fornecimento e o atendimento aos atuais e futuros clientes. “A companhia está ampliando a disponibilidade, a confiabilidade e a segurança na oferta de energia, contribuindo para o desenvolvimento econômico de Minas Gerais. Além disso, o sistema elétrico fica cada vez mais robusto e resiliente, capaz de suportar as novas demandas da população”, afirma o engenheiro da companhia.
Maior plano de investimentos da história
A instalação da nova SE e as obras de ampliação da infraestrutura de linhas e redes de distribuição energia no município de Guapé fazem parte de um volumoso pacote de obras. Por meio do Programa de Desenvolvimento da Distribuidora (PDD), a Cemig está investindo R$ 23 bilhões na rede de distribuição que atende mais de 9 milhões de clientes em todo o Estado até 2027.
Esse é o maior plano de investimentos da história na Cemig e contempla a construção de novas unidades e modernização de subestações existentes, totalizando mais de 200 entregas pelo Programa Mais Energia, além da conversão de cerca de 30.000 km de redes elétricas rurais monofásicas em redes trifásicas pelo Programa Minas Trifásico, instalação de dupla alimentação nos municípios, regularização do fornecimento de energia e instalação de medidores inteligentes.
Fonte: CEMIG