Contran aprova novas regras para pedágio eletrônico no Brasil
O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aprovou na segunda-feira (14) novas regras para a implementação de pedágios eletrônicos, também conhecidos como free flow (fluxo livre) ou pedágio sem cancela, nas rodovias do país. O texto reformula as normas atualmente em vigor, aprovadas para esse tipo de cobrança em 2022.
Esse tipo de pedágio permite que motoristas passem por postos de cobrança sem a necessidade de parar ou reduzir a velocidade. Também possibilita que os veículos paguem uma tarifa correspondente ao trecho efetivamente percorrido na via.
As principais mudanças são:
- A regra aumenta o prazo de pagamento da tarifa do pedágio, de 15 para 30 dias, sem multas para o motorista. A contagem será feita a partir da data em que o veículo passou pelo posto de cobrança;
- Serão criadas placas e símbolos para identificar nacionalmente o sistema de cobrança eletrônica. O novo sistema realizará a identificação dos automóveis por meio da conferência digital da placa e da imagem do veículo, entre outros pontos.
- Ocorrerá a centralização de dados em uma plataforma nacional, que facilitará a cobrança e a notificação do pedágio ao motorista.
NO SUL DE MINAS
Na região já existe um pórtico de cobrança operado pela EPR localizado no KM 12,7 da rodovia MG-459, entre Ouro Fino e Monte Sião.
Com informações do Jornal O Tempo