Procura por atendimentos no Hospital de Campanha chegou a 300 em um dia em Pouso Alegre, MG

Prefeito Rafael Simões (DEM) voltou a pedir conscientização da população e lamentou que medidas básicas de prevenção não tem sido seguidas.

O aumento na procura por atendimentos no Hospital de Campanha preocupa o prefeito de Pouso Alegre, Rafael Simões (DEM). De acordo com ele, dos cerca de 100 atendimentos diários, em um dia desta semana 300 pessoas procuraram pelo local com sintomas de Covid-19.

Em reunião na Câmara Municipal, o chefe da administração municipal destacou o aumento na procura de atendimentos no local e também em outras unidades de saúde da cidade.

“Vivemos um momento muito, mas muito difícil, que achei que já teria ficado para trás. Mas, lamentavelmente, a cada dia a coisa vem piorando mais. Aqui cabe um agradecimento muito grande a todos os servidores públicos, em especial da saúde, ao trabalho brilhante que estão fazendo. Só na UPA [em um dia da semana] foram atendidas 300 pessoas, lá no São João quase 200, da mesma forma na Policlínica do São Geraldo quase 200 pessoas. Isso demostra o tamanho do nosso problema nesse momento”, disse na reunião.

Na oportunidade, Rafael Simões também chamou a atenção para a falta de consciência da população em relação à Covid-19. O prefeito destacou que as medidas básicas já deveriam estar no cotidiano das pessoas e disse que “ninguém é culpado pela pandemia, mas sim pelo resultado dela”.

“Passado um ano de pandemia, as pessoas não estão conscientes ainda, e o poder público tem que fazer essa conscientização. Mas que consciência é essa que temos passar para as pessoas? Dizer que tem que usar máscara quando estiver perto de outro, dizer que tem que usar o álcool em gel, que tem que ter distanciamento, aqueles que não precisam ir para as ruas que fiquem em isolamento? Qual a dificuldade de entender isso? Ai, essas pessoas jogam pedras no poder público, que acabaram de ser eleitos, como se nós fossemos os culpados pela pandemia. Me perdoem, ninguém é culpado pela pandemia, mas o resultado todos nós somos culpados”, falou.

O prefeito, em outra oportunidade fez apelo em relação aos leitos do Hospital Samuel Libânio e falta de profissionais para compor as equipes multidisciplinares necessárias para os atendimentos dos internados. São cerca de dez profissionais para cada paciente, segundo ele.

Com o início da vacinação, houve queda no número de internações de idosos, mas agora, existe um aumento na contaminação dos jovens.

A secretária de Saúde, Sílvia Regina, destaca que a cidade deve ter 700 casos positivos confirmados na semana, coisa que não havia ocorrido desde o início da pandemia. Ela ressaltou ainda contaminação de jovens e de famílias inteiras pela doença.

“Estamos fechando os dados de ontem, mas provavelmente vamos chegar a 700 casos confirmados em Pouso Alegre e a gente nunca passou nem perto disso em uma semana. É muito preocupante e o poder público sozinho não vai chegar a lugar algum. É necessário que a população faça a sua parte, para que a gente possa manter a assistência é preciso que a população respeite as regras básicas que a gente vem falando há tanto tempo, principalmente as festas clandestinas. A gente nota um público muito mais jovem procurando pelo serviço e agora procurando pelo serviço com exame positivo. As famílias estão se contaminando, temos várias histórias de famílias inteiras contaminadas”, disse.

Covid-19 em Pouso Alegre

Conforme o último boletim divulgado pela prefeitura, Pouso Alegre contabiliza 7.970 contaminações pela Covid-19, sendo 112 mortes em decorrência da doença. Ainda segundo a administração municipal, os leitos clínicos possuem 82% de ocupação, enquanto os de UTI chegaram a 97%.

Fonte: G1 Sul de Minas