Com mil pessoas na fila de espera, Pouso Alegre recebe vacinas para aplicação da 2ª dose

Cidade recebeu mais 400 doses da Coronavac para imunização em segunda dose, mas número não será suficiente.

A 2ª dose da Coronavac deve voltar a ser aplicada em Pouso Alegre (MG). A cidade recebeu nesta quarta-feira (12) novas doses do imunizante, mas o número é insuficiente para zerar a fila. Hoje, 1.063 pessoas estão na fila de espera aguardando pela 2ª dose da vacina na cidade.

Ao todo, a regional de Saúde de Pouso Alegre recebeu 23.100 doses da vacina, sendo 2.600 da Coronavac e outras 20.500 da AstraZeneca, referentes à 18ª remessa enviada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG). No entanto, elas serão distribuídas para as 53 cidades que fazem parte da regional.

Pouso Alegre recebeu pouco mais de 3.200 doses. Dessas, 400 são da Coronavac e devem ser usadas para dar prosseguimento ao reforço vacinal de idosos que receberam a 1ª dose há 28 dias e estavam, desde a semana passada, sem acesso ao imunizante, que havia acabado.

“Nós faremos contato com aqueles que venceram há mais tempo, que estão vencidos os 28 dias há mais dias, são aquelas pessoas que venceu a vacina no dia 5 de maio, a própria unidade de saúde fará contato com essas pessoas. Nós já faremos a partir de hoje o contato para que essa vacina inicie a partir de amanhã”, disse a secretária de Saúde de Pouso Alegre, Sílvia Regina.

Ainda conforme a secretária, a falta de doses no município está relacionada ao baixo rendimento de vacinas enviadas anteriormente.

“Essas doses, a origem do problema no nosso município, são as doses que não renderam o suficiente, os frascos que não renderam as 10 doses completas. A gente já notificou a superintendência, tem um painel que a gente preenche diariamente também, então o estado, assim como outras cidades no país, tiveram o mesmo problema que foi a baixa produção. A superintendência aguarda que o estado recebe essas doses e faça essa distribuição, nós esperamos o mais breve possível ter todos aí completados esse novo ciclo de vacina”, completou a secretária de Saúde de Pouso Alegre.

Fonte G1 Sul de Minas