Muita chuva é aguardada em Minas até sexta-feira, alerta meteorologia
Nas regiões Norte, Noroeste, Jequitinhonha e Mucuri, a previsão é de momentos maiores de tempo aberto, mas ainda com condições favoráveis para pancadas de chuva
Os mineiros ainda devem se preparar para receberem bastante chuva pelo menos até a próxima sexta-feira (13). É o que explica a meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Anete Fernantes.
“Janeiro é um dos meses mais chuvosos, por ser uma época que a própria configuração da atmosfera favorece a ocorrência de pancadas de chuva e, também, é recorrente a formação do canal de umidade entre a região Amazônica e as regiões Centro-Oeste e Sudeste do país. Esses canal, quando se acopla a um sistema oceânico ou uma área de baixa pressão ou frente fria, ele fica estacionado sobre uma região, que é o que nós chamamos de Zonas de Convergência do Atlântico Sul (Zacas)”, detalha a especialista.
Este é o fenômeno que acontece em Minas Gerais desde a última quinta-feira (5), que se difere das chuvas de verão – que são rápidas e de grande intensidade -, por se manter de forma mais constante. “Nas Zacas são chuvas mais contínuas, às vezes é só um chuvisquinho, e depois vem uma pancada. Isso deve persistir pelo menos até sexta em Minas, pelo menos na porção Centro-Sul e Oeste do Estado” completa Anete.
Nas regiões Norte, Noroeste, Jequitinhonha e Mucuri, a previsão é de momentos maiores de tempo aberto, mas ainda com condições favoráveis para pancadas de chuva, principalmente no período da tarde.
Fonte: O Tempo