Vacinação contra gripe continua para grupos prioritários no Sul de Minas; veja onde se imunizar
Nesta época do ano as temperaturas começam a cair e, o ideal, é tomar a vacina antes do inverno. A campanha de imunização começou no dia 3 de abril, mas ainda há bastante doses para serem aplicadas.
A campanha de vacinação contra a gripe começou no dia 3 de abril no Sul de Minas. No entanto, algumas cidades da região têm encontrado dificuldades para imunizar o grupo prioritário conforme a meta estimada. (Confira abaixo se você pode receber a dose.)
Na maiores cidades da região, a vacinação tem sido para os grupos prioritários: gestantes; puérperas; crianças (a partir de 6 meses até os 12 anos); professores; pessoas com deficiência permanente; trabalhadores das forças de segurança e salvamento; trabalhadores das forças armadas e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros.
Nesta época do ano as temperaturas começam a cair e, o ideal, é tomar a vacina antes do inverno. De toda forma, é importante procurarem as salas de vacinação, principalmente as crianças e os idosos que são mais suscetíveis a contrair a gripe.
“É uma vacina que evita complicações decorrentes da influenza, como por exemplo, pneumonia, sinusite e até cardiopatia, que pode ser desencadeada por conta de uma gripe comum”, explicou a enfermeira Vanildes Fernandes.
Se você se enquadra no grupo prioritário, mas ainda não foi se vacinar, confira abaixo onde receber sua dose nas maiores cidades do Sul de Minas:
Poços de Caldas
Em Poços de Caldas, a vacinação ainda está abaixo da expectativa. A prefeitura recebeu pouco mais de 10 mil doses do imunizante contra a influenza. Cerca de 5.700 doses já foram aplicadas.
A secretaria de Saúde informou que não está previsto o recebimento de mais doses e, por enquanto, não deve ampliar a vacinação para outros grupos por enquanto. O trabalho está focado em vacinar 90% deste grupo específico.
A documentação necessária para a vacinação é CPF, carteira de vacinação e documento que comprove que você integra o grupo de prioridade.
São 20 unidades onde as pessoas podem encontrar as vacinas. Na maioria delas, o horário de atendimento é das 8h às 16h. Nas unidades Regional Sul, UBS Centro e UBS Regional Leste têm atendimento estendido, de 8h às 18h.
Pouso Alegre
Em Pouso Alegre, mais de 24 mil doses foram recebidas pelo município. Por enquanto, cerca de 6 mil já foram aplicadas, ou seja, quase 25% da meta.
As doses estão disponíveis nos postos de saúde com salas de vacinação nos bairros da cidade e também no Centro de Vacinação.
É preciso apresentar um documento oficial com foto, além do cartão de vacina e a comprovação do grupo prioritário. Os trabalhadores elegíveis para tomar a dose devem apresentar o documento do vínculo na área.
Varginha
Em Varginha, segundo a prefeitura, 8.470 doses da vacina contra a gripe chegaram no município desde o início da campanha. As doses são distribuídas pela Superintendência de Saúde de Varginha ao município.
Na cidade, cerca de 44% das doses recebidas já foram aplicadas. Com relação à estimativa de que precisam ser aplicadas, está muito longe da meta. Apenas cerca de 3% das mais de 9 mil crianças foram vacinadas. Os grupos mais vacinados são os idosos (11%) e os profissionais da saúde (19%).
Para receber a dose, é preciso apresentar um documento oficial com foto, além do cartão de vacina e a comprovação do grupo prioritário.
A Central de Vacinas e o PSF Imaculada aplicam as doses de 7h30 às 16h. Outros PSF’s funcionam de 7h30 às 10h30 e de 13h às 15h30.
Passos
Em Passos, a prefeitura está facilitando o acesso às doses. A campanha tem ido até as escolas e intensificado a oferta de vacinas nos bairros da cidade, estendendo pela zona rural. Além de contra a gripe, tem mais dez vacinas desde contra a Covid, até BCG e pentavalente.
O principal objetivo é atualizar o cartão de vacinas para atingir o máximo possível de moradores. De acordo com a prefeitura de Passos, mais 7 mil doses da vacina contra a gripe chegaram ao município desde o início da campanha, cerca de 4 mil doses já foram aplicadas.
Na zona urbana de Passos, as doses estão sendo aplicadas geralmente a partir de 8h até as 16h; é preciso conferir o horário de atendimento conforme o local de vacinação. Quem está na cidade pode receber a vacina no Ambulatório São Lucas, PSF Coimbras, PSF CSU, PSF Jardim Canadá, PSF Penha e PSF Penha II.
É preciso apresentar o cartão de vacinas, documentos pessoais e o cartão do SUS. Segundo a enfermeira Vanildes Fernandes, a vacinação significa uma ‘proteção coletiva’.
“Quando você faz a imunização, você acaba protegendo outras pessoas. É uma proteção em massa”, finalizou a enfermeira.
Fonte: G1 Sul de Minas