Dia da Luta Antimanicomial gera mobilização em Pouso Alegre

No dia da Luta Antimanicomial, neste 18 de maio, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou uma mobilização na área central da cidade para chamar atenção da população, gerar reflexões e sensibilizar sobre a valorização e cuidado com a saúde mental.

A assistente social e coordenadora do CAPS AD, Ana Cláudia Monteiro, explica que “esta data é uma data muito importante para toda sociedade. Todos os anos a gente busca fazer essa manifestação como uma forma de levar informação para as pessoas sobre a importância da saúde mental. O 18 de maio foi um marco na política de saúde mental do Brasil, em que redirecionou o modelo assistencial para pessoas em sofrimento psíquico com transtornos e para as pessoas também, que fazem uso de álcool, crack e outras drogas”.

Após a passeata na Avenida Doutor Lisboa, pacientes e profissionais que trabalham com o tema se reuniram na Praça Senador José Bento para apresentações e explicação sobre os serviços psicossociais em Pouso Alegre.

Atendimento Psicossocial em Pouso Alegre

O Prefeito Cel Dimas pontua que “o Brasil avançou muito com a reforma psiquiátrica, assim como Pouso Alegre que há muitos anos também tinha um sanatório no Bairro São João, local em que a Prefeitura está com processo em andamento para construir uma nova UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e CAPS AD (Centro de Atenção Psicossocial)”.

Atualmente a Prefeitura de Pouso Alegre oferece diversos serviços gratuitos voltados aos atendimentos de pessoas de todas as idades com sofrimento psíquico ou transtorno mental, incluindo aquelas com necessidades decorrentes do uso de álcool, crack e outras substâncias, que se encontram em situações de crise ou em processos de reabilitação psicossocial.

Os que necessitam de atendimento podem entrar em contato com nos telefones CAPS AD (Álcool e outras drogas): (35) 3423-8525 e CAPS Aldeia (35) 3449-4061/(35) 99235- 095. Os locais e horários estão disponíveis: https://www.pousoalegre.mg.gov.br/secretarias.asp?id=16

Fonte: PMPA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *