Segundo Conecta Com Minas reúne empresários da comunicação e debate desafios do setor

Evento na sede da FIEMG, em BH, teve a presença de diretores de agências, jornais, portais, rádios e TVs de Minas Gerais

Diretores de veículos de comunicação, agências de publicidade de Belo Horizonte e do interior de Minas Gerais, empresários, parlamentares e membros do poder público se reuniram nesta segunda-feira (21/10), para debater assuntos importantes relacionados ao segmento, durante o 2Conecta Com Minas. Na pauta temas como avanços tecnológicos, defesa de interesses, regulação do setor, critérios de valores no tabelamento de preços publicitários, novas perspectivas para o mercado publicitário mineiro e valorização das empresas mineiras. O evento foi realizado na sede da FIEMG, em BH, e contou com cerca de 200 participantes representando agências, jornais, portais, rádios e TVs de todo estado.

Presidente da Federação, Flávio Roscoe, compôs a mesa solene do evento, que foi elogiado por ele em razão de trazer à tona desafios da indústria da comunicação em sociedade permeada por avanços tecnológicos. Além disso, o Roscoe entende que uma comunicação fortalecida é parte fundamental de uma “sociedade efetivamente democrática e participativa” e que “a união das empresas do segmento é importante para o fortalecimento do mercado mineiro”.

Flávio Roscoe observou que, na medida do possível, a FIEMG tem trabalhado junto às indústrias para que elas prestigiem as empresas mineiras na contratação de serviços de comunicação. “A Câmara da Indústria da Comunicação tem total apoio da FIEMG e eu acredito que esse mercado está mudando e vejo boas perspectivas de crescimento”.

O presidente do Sindicato das Empresas Proprietárias de Jornais e Revistas no Estado de Minas (Sindijori-MG), Rodrigo Fernandes, deu boas-vindas a todos os presentes e fez coro com Rosco ao enfatizar a relevância do evento para debater os desafios da indústria da comunicação, sobretudo em um mercado cada vez mais competitivo, e apontar caminhos, inclusive, com a possibilidade de fazer negócios.

Parceria para fortalecer

Fernandes destacou o diálogo com o governo de Minas Gerais, especialmente com a Secretaria de Comunicação Social, visando estreitar o relacionamento entre a pasta, veículos de comunicação e agências de publicidade. “O Sindijori teve conquistas importantes nesses últimos anos e isso foi possível no âmbito do poder público porque sempre encontramos no governo Romeu Zema uma administração séria que tem dialogado com todos veículos, sem distinção”, acrescentou.

O secretário de Comunicação Social de Minas, Bernardo Santos, compôs a mesa solene. Entre outros pontos, ele enalteceu o trabalho do Sindijori na defesa dos interesses do setor e lembrou que o governo vê na comunicação um canal muito importante para que a informação segura e confiável chegue aos mineiros das diversas regiões do estado. Nesse sentido, ele citou algumas ações do governo no sentido de interiorizar as campanhas de comunicação e abertura de linhas de financiamento do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) para as micro e pequenas empresas do setor.

Formaram ainda a mesa de abertura do Conecta Com Minas os presidentes da Associação Mineira de Rádio e Televisão (Amirt), Mayrinck Aguiar, e do Sindicato das Agências de Propaganda do Estado de Minas Gerais (Sinapro-MG), Gustavo Faria, o diretor da Associação das Empresas de Outdoor e de Mídia Exterior de Minas Gerais (Asdoor), José de Assis Tito, e o deputado estadual e 1o secretário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), Antônio Carlos Arantes. Todos destacaram a finalidade do evento e a importância da união do setor para encontrar soluções para desafios comuns do segmento.

O 2Conecta Com Minas teve como destaque também o painel “Comunicação e propaganda em Minas Gerais”, que contou com participação de Rodrigo Fernandes, Bernardo Assis e da superintendente de comunicação da ALMG, Luiza Luna. Os representantes do poder público falaram sobre o que Executivo e Legislativo planejam para 2025 em relação à comunicação, a possibilidade de inclusão de novas empresas na relação de anunciantes, a veiculação de conteúdos institucionais diretamente nas redes sociais dos veículos de comunicação, entre outros assuntos.  

Durante o evento houve também uma assessoria personalizada do governo de Minas e da ALMG para o recadastramento de empresas e a atualização de dados.

Com informações de Rafael Passos / Imprensa FIEMG / Fotos: Sebastião Jacinto Júnior

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