Arteris irá aplicar herbicida em faixa de domínio da Fernão Dias
A Arteris Fernão Dias informa que a partir do dia 4 de novembro, das 7h às 17h, irá realiza a atividade de aplicação de herbicida não-agrícola, em áreas rurais dentro dos limites da rodovia Fernão Dias, entre o km 686 e o km 908, nos municípios de Lavras, Nepomuceno, Carmo da Cachoeira, Três Corações, Campanha, São Gonçalo do Sapucaí, Careaçu, São Sebastião da Bela Vista, Estiva e Cambuí. A prática, popularmente chamada de “capina química” tem propósitos visando a inibição e controle do crescimento da vegetação e de seres vivos que são considerados “nocivos” aos seres humanos.
A atividade foi autorizada pelo IBAMA e a população local deverá atentar-se à sinalização e isolamento dos locais de aplicação do produto, respeitando as restrições de entrada nestas áreas.
Essa atividade, apesar de rotineira para as concessionárias de rodovias, faz-se necessário cumprir uma série de requisitos, afim de atender as legislações vigentes que vão desde a formulação do herbicida, até a destinação da embalagem. Os registros devem ser feitos nos órgãos federais de agricultura (MAPA), do ambiente (IBAMA), e agência sanitária (Anvisa).
Nossa reportagem apurou junto a Arteris que o trecho da Fernão Dias no limite do município de Pouso Alegre não receberá a aplicação do herbicida por ter grande volume de empresas e comunidades, havendo uma restrição da ANVISA para isto.
Mais informações pelo telefone gratuito 0800-283-0381.