Educação inclusiva: Pouso Alegre participa do I Congresso Internacional de Educação para Todos
Nesta terça e quarta-feira (24 e 25/10), a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, participou do I Congresso Internacional de Educação para Todos, em Belo Horizonte.
A iniciativa da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e da Associação Nacional para Inclusão das Pessoas Autistas (Ania/BR) educadores, pesquisadores, gestores educacionais, especialistas em inclusão, pais e defensores dos direitos das pessoas autistas e com deficiência, além de autoridades nacionais e internacionais para discutir os avanços na área.
Este foi um evento de transformação, inspiração e muito aprendizado discutindo temáticas como O Caminho para a Educação Inclusiva: Barreiras e Facilitadores para Culturas, Políticas e Práticas; Reconstruindo as políticas para as pessoas com deficiências no Brasil; Todos Nós: A Educação Especial sob a Perspectiva da Educação Inclusiva (todas as deficiências); Descomplicando o Autismo na escola, trabalho coletivo: Crianças, família e educadores, e Inclusão no Ensino Superior e no mundo do trabalho foram os assuntos debatidos no primeiro dia.
“Nossa prioridade será sempre levar o melhor ensino e estrutura para todas as nossas crianças e a inclusão, sem excludentes, é algo fundamental para nós. Buscamos capacitar cada dia mais os profissionais de educação, estamos aprendendo sempre mais em nossas trajetórias e temos um compromisso com cada um dos nossos alunos”, pontua a Secretaria de Educação, Suelene Marcondes.
O congresso teve como intuito revigorar o comprometimento com a Política da Educação Especial sob a Perspectiva da Educação Inclusiva, desenvolvendo o poder da diferença e das potencialidades humanas para construir uma sociedade verdadeiramente abrangente.
Atualmente, atendemos cerca de 15 mil estudantes na Rede de Ensino Municipal e 917 deles possuem laudos. A Secretaria de Educação também conta com o setor de inclusão e diversidade, que cuida dessa parte tão necessária e que requer um olhar atencioso.
Fonte: PMPA