Vacinas da Pfizer serão enviadas para as oito maiores cidades do Sul de Minas

Distribuição para os municípios vai começar nesta sexta-feira (21) para as unidades regionais de saúde.

As oito maiores cidades do Sul de Minas vão receber do Governo de Minas Gerais doses da vacina da Pfizer para o reforço da vacinação contra a Covid-19. Ao todo, 47 municípios mineiros foram selecionados para receber a vacina da Pfizer/Comirnaty.

Segundo o governo, o estado recebeu mais 64.350 doses do imunizante na 20ª remessa enviada pelo Ministério da Saúde. A distribuição para os municípios vai começar nesta sexta-feira (21) para as unidades regionais de saúde.

No Sul de Minas, vão receber a vacina os seguintes municípios:

  • Alfenas
  • Itajubá
  • Lavras
  • Passos
  • Poços de Caldas
  • Pouso Alegre
  • Três Corações
  • Varginha

Conforme o governo, os critérios estabelecidos para cada município receber o imunizante são ter população acima de 79 mil habitantes, ter equipe capacitada para a administração da vacina e estar localizado mais próximo à Unidade Regional de Saúde.

Além disso, os municípios devem estar distantes no máximo 2h30 da capital, por modal aéreo ou rodoviário, para ampliar a segurança da preservação da temperatura de transporte indicada, que é de -15°C à -25°C.

Vacinação será por meio de agendamento

As unidades de saúde selecionadas deverão estar orientadas e comprovar mecanismos de agendamento para a vacinação.

Além disso, as unidades deverão agendar a vacinação de um total de pessoas compatível com o consumo de todas as vacinas a serem recebidas em no máximo quatro dias, a contar da data do agendamento.

O tempo de validade máximo após a abertura do frasco, conservado entre 2°C e 8°C, é de 6 horas. As unidades deverão manter procedimentos orientados à utilização integral das seis doses (0,3ml) por frasco no período de funcionamento/vacinação.

Não deverá ser realizada a vacinação com Pfizer/Comirnaty fora das unidades de saúde, de forma que as condições de preparo e conservação estejam rigorosamente preservadas.

Fonte: G1 Sul de Minas